Menu Filtro

A diferença entre pastilhas e líquido para tornar a água potável

Dentre os agentes de desinfecção para tornar a água potável, o mais empregado é o CLORO.

Comercialmente, o termo cloro se tornou o nome popular dos derivados clorados inorgânicos, chamados de hipocloritos. Estes, geralmente são comercializados em forma líquida. Também são conhecidos como água sanitária ou cândida.

O Cloro Líquido para tornar a água potável

A eficácia desinfetante do cloro diminui significativamente à medida que o pH aumenta. Sendo o hipoclorito de sódio (água sanitária) um sal instável originado de um ácido fraco com uma base forte, tende a prevalecer sua alcalinidade com valores muito elevados de pH, limitando assim sua ação germicida.

Está comprovado cientificamente que a combinação do cloro comercializado em forma líquida, de origem inorgânica (hipocloritos), com substâncias orgânicas contidas na água forma compostos cancerígenos, chamados trihalometanos (THM).

Além dessas desvantagens, a substância que se apresenta em forma líquida é acondicionada em bombonas plásticas que sofrem perdas substanciais no manuseio, sofrendo perdas de teor calculadas em 0,25% ao dia, principalmente se exposto à elevadas temperaturas.

O Cloro em Pastílhas para tornar a água potável

Já os derivados clorados de origem orgânica, têm como principal representante o dicloro isocianurato de sódio e são comercializados em forma de pastilhas para desinfecção de água para consumo humano, como por exemplo, o produto Clorin 1. São assim chamados porque a estrutura química de sua molécula é orgânica, ou seja, possui “carbono”.

A diferença entre pastilhas e líquido para tornar a água potável

As pastilhas também são mais estáveis em solução aquosa, o que implica numa liberação mais lenta de ácido hipocloroso e, consequentemente, permanecem efetivos por períodos de tempos maiores, mesmo na presença de matéria orgânica.

Um aspecto importante que contribui para as vantagens do uso de pastilhas para tornar a água potável, é sua característica de não formar trihalometanos (THM), em níveis considerados significativos como subprodutos do processo de desinfecção.

O princípio ativo das pastilhas é acídico; assim sendo, o mesmo tende a baixar o pH inicial da água, ao contrário dos líquidos, que por serem alcalinos, tendem a aumentar o pH da água. Lembrando que a eficácia desinfetante dos derivados clorados diminui à medida que o pH aumenta, ou seja, a eficácia germicida das pastilhas torna-se muito superior à dos líquidos.

Ainda sobre o princípio ativo das pastilhas, o mesmo é atóxico e a concentração de metais pesados encontra-se em média 10.000 vezes abaixo dos limites preconizados pelo Conama 20 (documentação que determina os padrões de potabilidade da água). Facilmente degradada no meio ambiente, a substância quando usada nas doses recomendadas não altera as características organolépticas da água a ser consumida, ou seja não modifica o seu sabor, odor ou cor.

Conclusão

Pelas características acima descritas, entre outras, fica fácil concluir que, apesar de convencionalmente utilizado, o hipoclorito de sódio (líquidos) nem sempre é a mais eficaz e segura opção para tornar a água potável. Considerando, portanto os o limitado prazo de validade dos líquidos (em média 6 meses), o tempo de ação, os possíveis desperdícios, etc, conclui-se que o uso de pastilhas para desinfecção de água para consumo humano, sob determinadas condições constitui-se em uma opção mais viável e eficaz.

Publicação da Clorin, parceira do CamelBak Training Club.

There are no responses so far.

Clorin

Clorin

Clorin é uma linha completa e abrangente, com produtos para descontaminação de água, alimentos e superfícies. O produto Clorin 1mg, para descontaminação de 500 ml a 1 litro de água cada pastilha, possui ação germicida e é indicado em ocasiões onde haja indisponibilidade de água tratada ou falta de confiança na procedência da água utilizada para torna-la potável para consumo humano. É ideal para o uso em camping, ecoturismo, caminhadas e atividades náuticas, militares e esportivas ao ar livre. Seu uso previne o risco de se contrair as doenças transmitidas por águas contaminadas.

Patrocínio

Apoio