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3 mitos sobre corrida que você precisa repensar

1) Correr faz o “bumbum” cair.

Glúteos são músculos  responsáveis pelo equilíbrio e pela sustentação  do corpo. Seu fortalecimento previne lesões de joelhos, quadril e lombar.

Nosso corpo possui três tipo de glúteos: glúteo mínimo, glúteo médio e glúteo máximo.

Os dois primeiros, mais na parte superior, estabilizam o corpo para que a articulação do quadril não se mova muito lateralmente, o que poderia sobrecarregar demais essa articulação e também comprometer o desempenho das passadas gerando posterior lesão de joelho.

O glúteo máximo, a parte maior e mais arredondada, é responsável pela extensão do quadril, o que gera a impulsão necessária para a eficiência da próxima passada .

Algumas pessoas dizem por aí que correr faz a musculatura do glúteo ficar flácida, o que não faz o menor sentido, uma vez que ela é constantemente utilizada.

O que faz as pessoas terem essa ideia , na minha opinião. É o fato de que se a pessoa não tem a musculatura glútea fortalecida, ela vai causar mais impacto nas articulações ao praticar a corrida. Gerando mais impacto, aumenta a formação de radicais livres e consequentemente, o envelhecimento da pele e perda da massa muscular.

Outro fator que considero muito importante, é o fato de que as pessoas praticam atividade física sem fazer uma periodização do treinamento.

E isso faz muita diferença uma vez que força e resistência são concorrentes, ou seja, se vc quer começar a correr  vc deve começar também a fazer musculação e buscando desenvolver a força dos músculos envolvidos na atividade. Depois que vc adquiriu força , vc parte para a resistência de força ou a potencia, de acordo com o seu objetivo ( se vai competir ou não, ; qual distância, etc). Não adianta só correr e achar que vai estar ok. Nem adianta fazer musculação e começar com uma série voltada para resistência. Afinal, se vc não tem força na musculatura , vc rapidamente, acabará passando por todos os problemas acima citados.

 

2) Homem não deve “malhar “ glúteos. 

Além de todos os fatores citados acima, glúteos são músculos de força e potência. Nenhum homem aí quer deixar de lado nem uma coisa nem outra, né?

3) Comi muito mas  agora vou caminhar pra “gastar”   ou então: “mais tarde , dou uma corridinha pra “queimar”.

Na verdade, se vc quer manter seu peso , ou está num programa de emagrecimento ou de redução de percentual de gordura, o ideal é fazer uma atividade física intensa ANTES de comer as calorias a mais . Isso por que após a atividade física intensa, o metabolismo do corpo permanece acelerado por mais tempo e o que vc come nesse período, é “queimado “ mais rapidamente.

Então da próxima vez fale: “vou treinar pesado e depois vou me dar ao luxo de comer as guloseimas de que gosto sem peso na consciência “. De qualquer forma, lembre-se que também não deve exagerar muito. O equilíbrio é sempre a melhor opção !

Diante desses e de tantos outros mitos que rondam as atividades físicas, não tomem decisões baseados em “achismos” de celebridades ou em dicas de quem só “ouviu falar”. Procure profissionais qualificados que possam fazer um trabalho embasado em estudos sérios e que leve em consideração o seu condicionamento e seus objetivos pessoais!

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Lilia Godoi

Lilia Godoi é treinadora, diretora e proprietária da Lilia Godoi Assessoria Esportiva. Formada em Educação Física pela UFRJ e Pós Graduada em Treinamento Esportivo, é representante do Projeto Empresto Minhas Pernas no Rio de Janeiro e em Niterói, mestre de Reiki e atleta de várias modalidades esportivas com resultados nacionais e internacionais.

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