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10 dicas para estar seguro nas montanhas

Correr em trilha em montanha √© uma atividade muito diferente de correr em trilhas de √°reas urbanas e, especialmente, correr no asfalto. Pessoas que j√° fazem trilhas caminhando est√£o mais acostumadas com a parte de planejamento e log√≠stica necess√°rios ao ir para as montanhas, mas se voc√™ est√° migrando do asfalto para as trilhas de montanha, tenha em mente que √© necess√°rio se planejar para estar evitar problemas e saber lidar com situa√ß√Ķes que podem se apresentar.

Seguem 10 dicas para lhe ajudar a estar melhor preparada/o para correr nas montanhas!

# 1 – Planejamento

Obtenha informa√ß√Ķes sobre o percurso, n√£o apenas a dist√Ęncia mas tamb√©m ganho de eleva√ß√£o, caracter√≠sticas da trilha e tipo de terreno. Tenha em mente que trilhas com maior ganho altim√©trico em curta dist√Ęncia possuem maior potencial para ter ra√≠zes expostas, eros√Ķes e
degraus (dependendo da vegeta√ß√£o e terreno), e consequentemente maior potencial para voc√™ trope√ßar e cair. Trilhas em mata fechada tendem a ser mais √ļmidas, especialmente em per√≠odo de chuvas, podendo ter lama e serem mais escorregadias de forma geral. Tenha o cal√ßado adequado para essas condi√ß√Ķes. Informe-se tamb√©m sobre sinal de celular/operadora, rotas de fuga/trilhas alternativas e sobre o sistema de sa√ļde da regi√£o e localiza√ß√£o da UPA/hospital. Considere levar um mapa da regi√£o e saiba se localizar; caso n√£o seja poss√≠vel obter muitas informa√ß√Ķes, d√™ prefer√™ncia a percorrer a trilha com algu√©m que j√° conhece o trajeto.

# 2 – Verifique as condi√ß√Ķes clim√°ticas e hor√°rio do nascer e p√īr do sol

Sempre verifique a previs√£o do tempo, especialmente quando for correr em uma regi√£o desconhecida. Procure consultar moradores da regi√£o para entender padr√Ķes clim√°ticos locais. Algumas regi√Ķes podem estar sujeitas a forma√ß√£o de neblina e padr√Ķes clim√°ticos isolados com chuva (microclima) em fun√ß√£o de forma√ß√Ķes geogr√°ficas locais que n√£o ser√£o identificados na previs√£o metereol√≥gica. Tamb√©m √© importante verificar os hor√°rios do nascer e p√īr do sol caso voc√™ opte por correr logo cedo ou ao final do dia. Dentro da mata/floresta a luminosidade √© inferior e no alto das montanhas frequentemente esclarece mais tarde/escurece mais cedo do que no vale, e varia√ß√Ķes podem ocorrer dependendo da face da montanha na qual voc√™ se encontra e outras refer√™ncias geogr√°ficas (outras montanhas, vale, etc).

# 3 РDeixe alguém avisado sobre os seus planos Рe não os mude sem comunicar!

Sempre deixe algu√©m avisado sobre os o trajeto que voc√™ pretende fazer e hor√°rio pretendido de retorno. Se poss√≠vel, informe algu√©m que conhece bem a regi√£o ou pratica a mesma atividade, essas pessoas saber√£o lidar com o fato de voc√™ n√£o aparecer no hor√°rio planejado melhor do que pessoas que n√£o praticam atividades nas montanhas. √Č poss√≠vel juntar um grupo de pessoas para te procurar na trilha ou, mesmo que seja acionado o socorro, a pessoa ser√° capaz de fornecer uma descri√ß√£o mais espec√≠fica dos seus planos e itiner√°rio.
Muito importante: NUNCA mude o trajeto sem comunicar a(s) pessoa(s) a quem você informou os seus planos, independentemente de ser um trajeto mais curto/mais fácil. Há muitos casos de pessoas que sofrem acidentes/se perdem e não são encontradas ou as buscas levam diversos dias a mais por ela estar em um local diferente do que se imaginava que ela estivesse!

# 4 – Prefira correr com companhia

N√£o irei lhe dizer para nunca correr s√≥, pois essa √© uma realidade e muitas vezes uma op√ß√£o saud√°vel. Tenha em mente, contudo, que ao optar por correr s√≥ em uma trilha ser√° mais dif√≠cil lidar com a situa√ß√£o caso voc√™ tenha alguma eventualidade, mesmo que seja um tornozelo torcido. D√™ prefer√™ncia para ir com algu√©m, especialmente em trilhas que voc√™ n√£o conhece bem, ou d√™ prefer√™ncia para trilhas com sinal de celular e/ou mais frequentadas caso voc√™ tenha um problema e precise de ajuda. Estando s√≥, adote um comportamento mais conservador e evite se expor a situa√ß√Ķes de risco desnecessariamente.

# 5 – Corra preferencialmente durante o dia

Novamente, não vou lhe dizer para nunca correr à noite, mesmo porque em muitas provas de longa duração isso irá ocorrer invariavelmente. Treinar à noite pode, inclusive, fazer parte da sua estratégia e preparação para uma ultramaratona. Contudo, a visibilidade reduzida traz riscos adicionais. Evite correr à noite em trilhas que você não conhece e adote medidas de cautela, como reduzir o ritmo/velocidade e ter uma lanterna de cabeça de boa qualidade. Foque na adaptação e não no desempenho, uma vez que a possibilidade de algum tipo de acidente é consideravelmente maior. Você encontra outras dicas sobre correr à noite aqui.

# 6 – Evite o uso de fones de ouvido

Diferente de √°reas urbanas, em trilhas de montanha precisamos sempre estar atentos ao ambiente. N√£o √© recomend√°vel ligar o som ao m√°ximo ou ouvir um podcast e se transportar para outra dimens√£o durante a corrida. √Č muito importante estar em conex√£o com o ambiente e ter todos os sentidos agu√ßados: a vis√£o, a audi√ß√£o, o olfato e at√© mesmo a percep√ß√£o do ambiente em sua pele. Voc√™ poder√° perceber mudan√ßas clim√°ticas (chuva se aproximando), a presen√ßa de animais, um rio (lhe fornecendo informa√ß√Ķes de navega√ß√£o), outras pessoas na mesma trilha (e perceber se voc√™ errou o caminho, ou o inverso) e identificar situa√ß√Ķes de risco. Evite se distrair com fatores externos e foque no trajeto.

# 7 – Tenha documento, celular e dinheiro no bolso

Ter um documento sempre √© essencial. Ele pode ser necess√°rio caso voc√™ precise de atendimento m√©dico ou para lhe identificar caso voc√™ perca a consci√™ncia. Tamb√©m √© interessante ter junto ao documento alertas m√©dicos caso possua possua alguma condi√ß√£o m√©dica e/ou alergias. Apesar do peso, o celular √© uma ferramenta importante. Com ele voc√™ poder√° pedir ajuda, informar que voc√™ mudou de planos ou se atrasou pois ficou curtindo o p√īr-do-sol. Ele tamb√©m poder√° te ajudar a se localizar e navegar na trilha nos momentos de d√ļvida, seja utilizando o GPS ou algum aplicativo de navega√ß√£o. Lembre-se de carregar o celular antes de sair e considere levar um carregador port√°til tamb√©m, especialmente em trilhas mais longas. Mantenha os eletr√īnicos em uma bolsa estanque/imperme√°vel e deixe o celular em modo avi√£o caso n√£o o esteja utilizando para preservar a bateria. Um pouco de dinheiro trocado √© √ļtil caso voc√™ se perca ou acabe utilizando uma rota alternativa e precise pegar um t√°xi ou √īnibus para retornar ao ponto de partida. Tamb√©m pode ser utilizado para tomar uma √°gua de coco ao final do percurso!

# 8 – Use vestimentas coloridas

Especialmente se correndo só ou em locais pouco frequentados é interessante dar preferência para roupas mais coloridas para que outras pessoas possam lhe encontrar com mais facilidade em caso de necessidade. Caso você tenha aversão a roupas coloridas considere ter algum equipamento com cores chamativas (mochila de hidratação, anorak ou até mesmo um colete) para esta finalidade.

# 9 – Animais

Esteja atento √† presen√ßa de animais. No Brasil √© mais dif√≠cil termos encontros com animais de grande porte, mas em outros pa√≠ses sem d√ļvida √© uma possibilidade e preocupa√ß√£o. A nossa maior preocupa√ß√£o √© um acidente com serpentes e o risco de levar uma picada, n√£o tanto durante a corrida mas talvez num trecho de descanso ou caminhada. Para evitar problemas √© necess√°rio muita aten√ß√£o √† trilha e em caso de acidente buscar o atendimento m√©dico adequado. O ‚ÄúMr Google‚ÄĚ pode lhe informar qual o local que possui soro antiof√≠dico mais
pr√≥ximo da regi√£o onde voc√™ ir√° se encontrar (pode ser posto de sa√ļde, UPA ou hospital), consulte antes de sair de casa e anote os endere√ßos e telefones dos locais mais pr√≥ximos. Veja algumas dicas sobre eventos com cobras aqui.

# 10 – Equipamentos essenciais

Estes equipamentos essenciais devem estar na mochila sempre que voc√™ vai para a montanha, independentemente da hora do dia, condi√ß√Ķes clim√°ticas e dura√ß√£o do treino.

– Anorak: ir√° lhe proteger do vento e chuva e perda excessiva de calor, evitando a hipotermia. Em condi√ß√Ķes de frio deve ser utilizado de forma inteligente para n√£o promover o efeito contr√°rio causando o suor excessivo e exacerbando a perda de calor.
– Alimento: planeje possuir algum alimento extra para eventualidades.
– √Āgua: planeje possuir √°gua extra para eventualidades. Em locais onde √°gua pode ser captada na trilha procure se informar sobre a disponibilidade de √°gua durante o inverno pois muitas fontes secam nessa √©poca do ano. Tenha recursos para tratar a √°gua antes de consumi-la.
РLanterna de cabeça: certifique-se de verificar a condição da bateria/pilha com frequência.
– Kit PS: n√£o s√£o necess√°rios muitos recursos e nem carregar muito peso! Eu considero indispens√°vel possuir cobertor de emerg√™ncia (mais informa√ß√Ķes aqui – link para artigo sobre cobertor de emerg√™ncia), purificador de √°gua (na forma de pastilhas, que s√£o pastilhas pequenas e leves), a√ß√ļcares simples de r√°pida absor√ß√£o (sach√™ de mel, gel de carboidrato, etc) e apito. Veja mais informa√ß√Ķes aqui.

Bons treinos!

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Samanta Chu

Representante no Brasil e instrutora da Wilderness Medical Associates International (WMAI Brasil), ministra cursos no Brasil e no exterior desde 2011. Possui forma√ß√£o de T√©cnico de Emerg√™ncias M√©dicas para √Āreas Remotas (WEMT ‚Äď EUA), √© membro benfeitor do Grupo de Resgate em Montanha (Joinville, SC) e guia profissional conduzindo grupos em atividades outdoor diversas desde 2007.

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