Menu Filtro

Você sabe a diferença entre água poluída e contaminada?

Dá-se o nome de potável à toda água disponível para o consumo de pessoas e animais e que possuem características e substâncias que não oferecem riscos à saúde dos mesmos.

A água potável pode ser de uma fonte natural, desde que não haja nenhum tipo de contaminação. Pode ser também obtida através de um processo de tratamento físico ou químico. Nas cidades, esse processo é realizado nas ETA`s (Estações de Tratamento de Água).

Uma vez tratada, essa água deve estar disponível para toda população, quer seja ela rural ou urbana. Sabe-se, entretanto, que a água utilizada pela grande maioria da população rural não recebe nenhum tratamento antecipado. Mesmo nos grandes centros urbanos, onde empresas responsáveis cuidam do fornecimento do recurso tratado, quase sempre se faz necessária a realização de verificações constantes e periódicas da qualidade da água, uma vez que ela pode sofrer contaminação pelas tubulações ou reservatórios.

Água poluída

Água poluída é aquela que apresenta quaisquer alterações físicas, tais como cheiro, turbidez, cor ou sabor, que normalmente são consequências de contaminação química devido, na maioria das vezes, à existência de substâncias tóxicas e/ou elementos estranhos.

Água contaminada

Água contaminada é a que contém agentes patogênicos vivos, sejam bactérias, protozoários ou vírus capazes de causar doenças ao homem, sendo estas denominadas doenças de veiculação hídrica. Como essa água não é potável, não deve ser utilizada para consumo, a menos que seja realizado algum processo de desinfecção, como o uso do produto Clorin 1mg.

E tenha atenção, pois mesmo as nascentes, minas e cisternas, que são fontes de suprimento de água, estão sujeitas ao risco de contaminação quer seja por se localizarem na proximidade de fossas, onde há grande presença de matéria orgânica, ou pelo acesso de animais, águas de chuvas ou outras fontes de contaminação.

Publicação da Clorin, parceira do CamelBak Training Club.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

There are no responses so far.

Clorin

Clorin

Clorin é uma linha completa e abrangente, com produtos para descontaminação de água, alimentos e superfícies. O produto Clorin 1mg, para descontaminação de 500 ml a 1 litro de água cada pastilha, possui ação germicida e é indicado em ocasiões onde haja indisponibilidade de água tratada ou falta de confiança na procedência da água utilizada para torna-la potável para consumo humano. É ideal para o uso em camping, ecoturismo, caminhadas e atividades náuticas, militares e esportivas ao ar livre. Seu uso previne o risco de se contrair as doenças transmitidas por águas contaminadas.

Parceiros

Apoio