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Triathlon – O esporte que envolve ciclismo, natação e corrida

O Triathlon é um esporte que vem crescendo nos últimos anos. Ele é atrativo por trabalhar com a variação de três modalidades diferentes. Essa característica o torna um esporte divertido para quem o pratica. Mas o que deve ser feito para realizar uma prova desse tipo? Primeiramente é importante conhecer as regras básicas que são específicas dessa prática. Conhecendo as regras você poderá enfrentar a competição com condições de acabar a prova.

Para isso é fundamental dominar a natação. Essa é a melhor saída para muitos , mas lembre-se que nadar em piscina é muito diferente de nadar em águas correntes. Por isso vencer o medo pode ser um grande passo.

Em relação ao ciclismo, você deve controlar várias aspectos. O primeiro deles é aprender a fazer bem as curvas, saídas e retomadas. Logo após você deve aprender a pedalar em grupo, deixando que sua roda mesmo com as mudanças de velocidade respeite os outros componentes do grupo. Isso evita acidentes.

A corrida nesse esporte é um segmento mais tranquilo, visto que quase todos já dominam bem (o maior número de pessoas que chega ao Triathlon, começa pela corrida). Mas tem que se adaptar a correr imediatamente ao sair da bicicleta. Por isso pratique as transições nos treinos para a prova.

O trajeto é a primeira grande decisão. Já que funciona como se fossem três provas, é comum “perder” a natação, mas ganhar tempo na corrida. Por isso que para um principiante o planejamento deve ser fundamental, já que todas as etapas podem ser determinantes.

Como devo treinar?

O ideal é pensar o treino semanal de forma que se saiba com exatidão como será cada sessão programada. Converse com o profissional que te acompanha para ver quais são as melhores formas para você. As transições são importantes, por isso as sessões de transição normalmente consistem em sair de bike, mudar para corrida de forma rápida e logo após a corrida constante. Temos que adaptar nosso corpo a correr bem mesmo depois de levar vários quilômetros pedalando.

A natação

Para o treino de natação não é tão importante implantar sessões tão longas, mas sim trabalhar principalmente a técnica. O aconselhável é trabalhar este aspecto desde o princípio. Por isso realize treinos com algum profissional. para que possa corrigir os principais erros que você tenha. É importante também sair para treinar no mar, para que você se acostume e perca o medo. Na medida que for se adaptando comece a fazer séries na piscina, para trabalhar os ritmos mais fortes.

Treinando a corrida

Além das sessões bem longas de corrida temos que trabalhar sessões a mais de alta intensidade, aumentando a frequência cardíaca por meio das séries. Lembre-se que cada sessão requer mais ou menos 48 horas de recuperação, por isso você deve intercalar treinos de alta intensidade com treinos de baixa intensidade.

Treino de ciclismo

Separe um dia da semana para fazer uma série mais longa, mas com menos intensidade. Os outros dias você pode trabalhar a intensidade, as mudanças, acelerações e traçados na curva.

No dia da prova

A primeira coisa que temos que fazer é se lembrar de todos os objetos necessários: óculos de natação, touca, sapatos, roupas, protetor solar, enfim. Nos lugares de mudança, deixe tudo preparado para perder a menor quantidade de tempo possível na transição. Também é importante verificar bem esses lugares e visualizar os locais de entrada e saída onde estará a sua bicicleta.

Qual o melhor café da manhã para o Triathlon

Tome um café da manhã simples, mas que seja do seu gosto. Evite frutas e gorduras. Leite desnatado, cereais e pães estão permitidos. Tome muita água e coma apenas o que seu organismo está acostumado.

O mais importante é aproveitar a sua primeira prova de Triathlon, muito provavelmente ela não será a única.

Publicação da Treinus, parceira do CamelBak Training Club.

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Treinus

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O Treinus é uma solução que estimula a saúde, através da prática de atividade física com o acompanhamento de um profissional de educação física, com a missão propagar a bem-estar e estimular a pessoas a saírem do sedentarismo. Apesar do pouco tempo de operação, início em 2014, o Treinus já é utilizado por mais de 500 assessorias esportivas em todos os estados do Brasil e também na Europa. Este sucesso atrai cada vez mais profissionais para time, a empresa tem a missão de estimular a saúde através da prática de atividades físicas com acompanhamento de um profissional.

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