Menu Filtro

Trauma na cabeça

O trauma na cabeça nem sempre é um problema grave, mas é preocupante, pois pode ter causado lesão no tecido cerebral e ter consequências mais sérias. A pancada pode acontecer durante o treino ou competição ao perder o equilíbrio e cair ou ao colidir com um tronco ou galho atravessado na trilha que não percebemos.

Como avaliar a gravidade?

Quando a pancada estiver associada com “apagões” (qualquer grau de perda de consciência), confusão, algum tipo de perda de memória (por exemplo perda de memória do evento ou das atividades do dia) ou convulsões é recomendável parar a atividade e procurar atendimento médico, mesmo que o corredor aparente estar bem logo após o evento. Perda de consciência por períodos prolongados (diversos minutos), confusão e convulsões indicam lesões mais sérias e certamente mais preocupantes.

Uma lesão no tecido cerebral deve ser administrada adequadamente para que caso ela se agrave seja possível fornecer o tratamento necessário. Uma avaliação cuidadosa e evacuação precoce fornecerão as melhores chances para a pessoa lesionada.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

There are no responses so far.

Samanta Chu

Samanta Chu

Representante no Brasil e instrutora da Wilderness Medical Associates International, ministra cursos no Brasil e no exterior desde 2011. Com formação de Técnico de Emergências Médicas (EMT – EUA), é montanhista e escaladora há 17 anos e praticante de diversas atividades outdoor. Guia profissional, lidera viagens e expedições em ambientes naturais com caminhada, escalada/atividades verticais e caiaque oceânico há 10 anos.

Parceiros

Apoio