Menu Filtro

Quente e Fria: Os benefícios para a temperatura corporal

Acreditamos que, neste momento, vocês já tenham bastante conhecimento sobre os benefícios de se manterem bem hidratados, tanto para a vida, como para o desempenho da sua resistência. Uma hidratação inteligente e adequada forma a base de uma boa estratégia relacionada à energia, nutrição e hidratação. Mas, e a temperatura dos líquidos que você consome? Existem situações em que damos um passo a mais usando alguns tipos de bebidas e a diferenciação na temperatura para nos oferecer mais energia e capacidade de concentração? Na verdade, existem sim, e a melhor notícia é que a sua implementação não é nem complexa, nem difícil.

Existem dois cenários quando você deve realmente considerar a temperatura do líquido que está ingerindo. Mas antes de entrarmos em detalhes, é importante entender que, para a hidratação do dia a dia, a temperatura do líquido consumido não é um parâmetro importante. Se você gosta de água gelada ao longo do dia ou se prefere um chá quente, tanto faz; ambos são métodos eficazes para manter uma hidratação adequada. Devemos nos atentar quando estamos em ambientes quentes e úmidos, onde a temperatura das bebidas influencia a regulação do gerenciamento da energia ao longo dia e da performance de sua resistência; a temperatura também pode ser utilizada como uma ferramenta para melhorar o rendimento.

Vamos entender ambos os cenários:

Elevar a temperatura do organismo: tenho certeza que você já sentiu a preguiça batendo à tarde. No início do dia, a mente está ativa e a produtividade é alta, mas a fadiga, o sono e a necessidade de cafeína e comida chegam no meio da tarde. A maioria das pessoas sente isso; e há um aspecto fisiológico real que provoca esses sentimentos. A cada 24 horas, o nosso corpo cai num ritmo circadiano, sendo a sonolência à noite o exemplo mais notável deste ritmo. Ao dormir à noite, o seu corpo entra num estado de rejuvenescimento e recuperação, seu organismo diminui o ritmo e há uma redução na temperatura corporal. Sentimos isso se formos acordados inesperadamente; tenho certeza de que quando isso ocorre, você não se sente tão contente. Bem, um cenário bastante parecido ocorre, embora em um nível menor, no meio da tarde. O relógio natural do corpo diminui o ritmo e há uma redução na temperatura do organismo. Isso estimula um sentimento de sonolência e/ou fome. É nesse momento que muitas pessoas tomam uma bebida açucarada e energética, embora o corpo esteja realmente necessitando outra coisa. Em vez disso, ofereça ao seu sistema o que ele realmente está apetecendo: uma bebida quente. O ideal é algum chá descafeinado para não atrapalhar o sono da noite. Essa bebida quente ajudará a aumentar a temperatura e despertar o seu organismo. Antes de se dar conta, você terá mais algumas horas de produtividade sem ter optado por uma bebida energética inadequada.

Diminuindo a temperatura corporal: obviamente não precisamos sempre elevar a nossa temperatura. Na realidade, se você estiver competindo ou treinamento em um ambiente quente ou úmido, uma temperatura corporal elevada pode ser um dos grandes limitadores para uma boa performance. Um dos melhores exemplos é o Ironman realizando no Havaí, onde os atletas nadam 3,8 km, pedalam 180 km e correm uma maratona de 42,2 km em condições de extremo calor e umidade. É claro que os atletas precisam estar em excelente forma, ingerir calorias suficientes e se manter hidratados para ter a energia necessária, mas também precisam lutar contra a elevação da temperatura do organismo. Essas três áreas são os grandes limitadores de performances em um evento maluco como este. Mas é provável que você não esteja almejando uma corrida de 226 km no calor do Havaí, mas talvez vá fazer uma longa pedalada ou corrida, uma aventura na qual quer dar o seu melhor. Uma grande ferramenta para melhorar o seu rendimento é manter a sua temperatura corporal baixa.

Curiosamente, a maioria dos atletas tenta atingir isso despejando água na cabeça ou ombros, mas é muito mais eficaz diminuir a temperatura a partir de dentro do corpo. Ou seja, o maior objetivo deve ser resfriar o corpo através do consumo de líquidos. Já foi repetidamente comprovado que bebidas geladas são muito melhores para reduzir a temperatura corporal. Ou seja, uma hidratação frequente com bebidas geladas é muito melhor do que com bebidas na temperatura ambiente. Você pode se questionar como tomar bebidas geladas ao fazer uma corrida ou pedalada. Aqui vão algumas dicas: muitas vezes falo para os atletas congelarem as suas garrafas durante a noite anterior à sua pedalada, assim a bebida permanece gelada por um longo período de tempo; mesmo se descongelarem, ainda assim será possível otimizar o efeito do resfriamento. Se as condições forem extremas, envolva as garrafas em papel alumínio. Esse truque de isolamento térmico é bastante efetivo, mantendo a sua bebida resfriada, e não é necessário tirar o papel alumínio antes de colocar a garrafa no porta-garrafa. Obviamente você pode optar pela melhor escolha de todas e usar uma garrafa com isolamento térmico da CamelBak, e assim ter um sistema limpo, organizado e muito legal, sem ter nenhum trabalho com isso.

Até a próxima, mantenha a sua temperatura corporal elevada para ganhar mais energia e reduza-a para prologar a energia. Seja detalhista com a sua hidratação, mas opte sempre por ações simples.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

There are no responses so far.

CamelBak Trainning Club

CamelBak Trainning Club

Parceiros

Apoio