Menu Filtro

Quatro paraísos para prática de Rapel no Brasil

Entre os esportes radicais mais difundidos no Brasil, o Rapel com certeza merece destaque. Criado a partir do Alpinismo, é uma atividade vertical praticada com o uso de cordas para auxiliar a descida de paredões, vãos livres e cachoeiras. A modalidade é praticada em grupo, e se divide em dois tipos: Rapel em positivo, quando os pés do praticante tocam a parede, ou em negativo, quando não há contato dos pés com a parede. Em cada uma delas é possível realizar manobras, como saltos, giros e descidas de cabeça para baixo. Além da corda, os praticantes utilizam outros equipamentos, como arnês (cadeirinha de escalada), mosquetão, luva, freio e capacete.

Um dos benefícios da atividade é proporcionar ao praticante diferentes experiências de aventura, explorando diversos tipos de paisagem. A modalidade exige muita técnica e preparo físico, já que, para descer pelas cordas, os adeptos precisam subir montanhas, picos e cachoeiras, muitas vezes altíssimos. Reunimos aqui alguns dos melhores destinos para o rapel no Brasil. Anote aí e comece a planejar sua próxima expedição!

Boca da Onça (MS)

Cachoeira Boca da Onça vista de baixo e plataforma para rapel à direita

Boca da Onça fica na cidade de Bodoquena, a 300 km da capital Campo Grande (MS). O complexo turístico reúne belas paisagens, cachoeiras, imensos paredões de calcário, e possui um clima perfeito para aventura. Lá fica localizado o maior rapel de plataforma do Brasil, com uma descida de 90 m sobre o Rio Salobra. Nessa modalidade o atleta começa a descida de uma plataforma fixa, e não toca os pés na pedra. O rapel ainda possibilita aos praticantes uma vista alucinante da cachoeira ao lado, a Boca da Onça, de 156 m de altura, considerada a maior do estado. Esses fatores fazem da descida uma experiência única!

Chapada Diamantina (BA)

Praticante realiza rapel em uma caverna na Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina fica no interior da Bahia e é muito visitada por aventureiros de todo o país. Um dos locais mais procurados para o rapel na Chapada é a famosa Gruta do Lapão, em Lençóis. A descida, com cerca de 50 m, fica na boca da maior caverna de quartzito do Brasil, proporcionando um visual deslumbrante.

Bonito (PE)

Visitantes se banham na cachoeira Véu da Noiva em Bonito – PE

Bonito, em Pernambuco, é chamada de “Cidade das Águas”, devido às várias nascentes de águas cristalinas. As cachoeiras, principais atrações do local, são de tirar o fôlego! Para o rapel, a dica é a cachoeira Véu da Noiva, com 32 m. A descida varia entre trechos de rapel em positivo e negativo, e o praticante é sempre acompanhado, bem de perto, pela impressionante queda d’água.

Pedra da Tartaruga (RJ)

Visual incrível da Pedra da Tartaruga no Rio de Janeiro

Pedra da Tartaruga é um dos principais pontos de rapel no Rio de Janeiro. Situada em Guaratiba, Zona Oeste da cidade, ela possui 98 m e leva esse nome pelo relevo que lembra o casco de uma tartaruga. O cenário para o rapel nesse pico é perfeito, a descida oferece ao aventureiro vista para praias incríveis, como Grumari, Prainha, Abricó, Macumba, Recreio, Barra da Tijuca e a selvagem Praia do Perigoso!

Já foi pra algum desses lugares ou acha que ficou faltando algum na lista? Conte pra gente!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

There are no responses so far.

Spot

Spot

A SPOT Brasil traz soluções de comunicação via satélite para diferentes esportes e atividades outdoor! Através de equipamentos modernos e resistentes, permite o rastreamento em tempo real e envio de mensagens de SMS e Email, garantindo a comunicação em áreas remotas. Além disso, promove segurança aos atletas e entusiastas, e já realizou mais de 5.100 resgates no mundo. Hoje, a marca reúne um time de mais de 30 atletas brasileiros que compartilham suas histórias e desafios no SPOT Blog.

Parceiros

Apoio