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Os grandes benefícios da água

(trecho do livro Go Green Get Lean (tradução livre: Seja verde e fique magro) de Kate Geagan)

Tenho certeza de que os enormes benefícios da água são bastante óbvios, mas não custa lembrar que beber água ajuda a: ter uma pele linda, manter o trato gastrointestinal saudável e regular e maximizar o nível de energia e foco, além de gerenciar a gula, estimular a energia na prática de exercícios, tirar as toxinas do sistema, entre outros vários benefícios. A água é criada pela natureza e é um recurso renovável. Além disso, tem zero caloria, então não engorda e complementa a química natural do cérebro, uma vez que as calorias líquidas não são registradas pelo cérebro.

Então, quanto exatamente de água você precisa? A resposta pode te pegar de surpresa. É claro que é uma boa estratégia beber líquidos constantemente durante o dia, porém se você bebe água, café ou chá nas refeições e lanches, além de tomar algo quando bate a sede, há uma grande probabilidade de que o seu estado de hidratação seja saudável. Ao contrário da lenda popular, não é necessário se forçar a tomar de 8 a 10 copos de água além do que você já ingere com comidas e bebidas. Na verdade, alguns pesquisadores verificaram alguns mitos sobre tomar água e descobriram que a maioria não é baseada em ciência. As últimas diretrizes do Instituto de Medicina (IOM, na sigla em inglês) informam que “a maioria das pessoas saudáveis sacia a sua hidratação deixando a sede guiá-las”. Uma outra maneira fácil de verificação é através da cor da urina: ela deve ser bem clara e sem odor, e não escura com um cheiro forte. Algumas exceções a esta regra são: crianças, idosos e doentes não devem ser guiados por sua sede, pois as respostas de sede podem estar funcionando inadequadamente. Aqueles que estão em locais de grande altitude, muito quentes ou fazendo uma atividade física demandante por um longo período de tempo podem precisar de mais água do que for solicitado naturalmente pelas suas sedes.

Se você bebe refrigerante ou cerveja frequentemente, uma das maneiras mais fáceis de perder peso é optando por água. Há vários anos, trabalhei com bombeiros e policiais por todo o Estado de Massachusetts. Nos primeiros dias de nossos encontros, eu levei meus “tubos de açúcar” e mostrei a quantidade de açúcar presente numa lata de 350 ml de refrigerante (cerca de 10 colheres de chá). Muitos deles estavam tomando duas ou três latas de refrigerante por dia! A simples visão disso foi o suficiente para fazer com que alguns deles parassem com esse hábito imediatamente; os resultados foram rápidos e eficazes. Eles perderam cerca de nove quilos em seis meses! Resultados similares foram encontrados para aqueles que bebem cerveja à noite. Veja a tabela abaixo com alguns exemplos de quantos quilos pode-se perder somente com o corte de cervejas.

Beber com moderação leva você a emagrecer rapidamente.

 Corte esses itens  Quantidade de calorias cortadas  Peso previsto para perder em um ano
 350 ml de cerveja por noite  150 calorias  6,8 kg
 3 taças de vinho de 150 ml por semana  300 calorias  2 kg
 350 ml de refrigerante por dia  150 calorias  6,8 kg
 2 cafés lattes com leite integral do Starbucks por semana  480 calorias  3,2 kg
 350 ml de Gatorade (série performance) depois de malhar 4 noites/semana  1.240 calorias  8,4 kg

1Institute of Medicine,”Dietary Reference Intakes: Water, Potassium, Sodium, Chloride, and Sulfate,” (tradução livre: Referências para Consumo: Água, Potássio, Sódio, Cloro e Sulfato) National Academies Press, 11 de Fevereiro de 2004.

 

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