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Os benefícios da hidratação

Ao praticar exercícios naturalmente nos desidratamos enquanto que, paralelamente, temos que lidar com o aumento da temperatura corporal como resultado do esforço realizado. Os pontos-chave para essas questões são nosso sangue e o volume sanguíneo. Durante os exercícios, o sangue atua de maneira essencial para ajudar o rendimento, o que inclui:

  1. Levar o sangue até a pele para dissipar calor.
  2. Transportar o sangue até os músculos, levando oxigênio e outros nutrientes e retirando toxinas.
  3. Circular o sangue até o abdômen para ajudar a absorção de calorias.

Temos um limite de sangue no nosso corpo, sendo que a maioria das pessoas tem algo entre 5 e 6 litros. Isso cria uma competição entre a pele, o músculo e o abdômen que querem receber o sangue que está constantemente circulando pelo nosso corpo. Podemos retirar o abdômen rapidamente desta equação, pois a absorção de nutrientes irá sempre perder para as necessidades da pele e dos músculos. Assim, a competição realmente acontece entre a pele e os músculos. Na medida em que nos exercitamos, ficamos progressivamente mais desidratados e o volume sanguíneo começa a cair, uma vez que o sangue tem muita água na sua composição. Quando o volume sanguíneo cai, a competição fica mais intensa, pois há menos sangue disponível para manter nosso sistema resfriado e ao mesmo tempo levar o oxigênio e os nutrientes necessários para manter nossas funções trabalhando. A campeã inevitável dessa batalha é a pele, pois o aumento da temperatura do organismo tem o potencial de causar consequências para a saúde e, como resultado, os atletas podem sentir uma grande fadiga. Essa explicação deve fazer você ponderar sobre os benefícios de uma boa hidratação. Resumindo, os benefícios da hidratação são:

  1. Manter e reter o volume sanguíneo para prevenir a fadiga precoce e maximizar as oportunidades de resfriamento do organismo.
  2. Ajudar a transportar as calorias que fornecerão a energia para um bom desempenho.
  3. Auxiliar na recuperar da malhação e prevenir um estado de alta desidratação.

Então, por onde começar? Nossa recomendação para os atletas é que encarem a hidratação como um “soro intravenoso”, mantendo um consumo frequente e constante de líquidos em vez de tomar goles enormes a cada 30 e 40 minutos. Ou seja, devem tomar pequenos goles para uma boa hidratação… seu estômago e sangue agradecem.

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