Menu Filtro

O guaraná e os seus poderes naturais

Encontrado em partes do Brasil e Venezuela, o guaraná é fruto do guaranazeiro, uma planta nativa da Amazônia. O seu consumo traz muitos benefícios ao nosso corpo e mente, pois um dos seus efeitos é combater o cansaço físico e mental. É possível consumir a fruta de muitas maneiras, a forma mais concentrada é em pó, mas há quem o consuma também através de bebidas refrescantes naturais, xaropes, extratos, cápsulas, suplementos alimentares ou na sua forma mais original, que é feita a partir das sementes da planta e o guaraná se encontra como uma pasta seca.

Muitas pesquisas comprovam os benefícios do guaraná como um potente energizante natural que age inibindo o sono e provocando um aumento dos níveis de atividades. Isso ocorre porque a fruta age estimulando o sistema nervoso central, induzindo o corpo a um processo de lipólise, aonde a gordura é direcionada para a corrente sanguínea para que possa ser queimada e utilizada como energia.

A principal propriedade estimulante do guaraná é a cafeína, e na sua versão mais concentrada ele tem 4 vezes mais essa substância do que o famoso café preto. Isso possibilita que ocorram reações com hormônios atingidos diretamente pela cafeína, como o estímulo da liberação da adrenalina, dando mais energia ao corpo, a produção de dopamina, substância que dá sensação de prazer e faz com que a pessoa se sinta melhor.

O Guaraná e os seus poderes naturais 2_CamelBak Training Club

Por conta disso o guaraná é uma ótima fonte de energia e perfeito para atletas e esportistas já que ele também acelera o metabolismo, é revigorante, retarda a fadiga e o cansaço e aumenta o rendimento da pessoa de forma natural, sendo comprovadamente eficaz durante atividades prolongadas em exercícios exaustivos e de resistência.

Além de tudo isso o guaraná regula o intestino, e faz muito bem para pessoas que sofrem de prisão de ventre, gases ou diarreia, o consumo contribui também para a diminuição da glicose e do colesterol, e é conhecidamente usado em chás para ajudar a suprimir a fome, auxiliando a perda de peso.

Os efeitos do guaraná são absolvidos lentamente pelo nosso corpo, e isso permite que eles durem em média 6 horas. O melhor de tudo isso é que consumido de forma adequada, sem exageros e sem exceder os limites recomendados pelo seu nutricionista, o guaraná não traz nenhum risco grave para a saúde, embora possa tornar a pessoa dependente por conta da cafeína.

Publicação da Guaraí Up, parceira da CamelBak Mountain Race.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

There are no responses so far.

CamelBak Trainning Club

CamelBak Trainning Club

Parceiros

Apoio