Menu Filtro

Métodos convencionais para obtenção de água potável

Basicamente, água de qualquer fonte ou origem pode ser tratada e transformada em potável. Existem diversos métodos e técnicas capazes de garantir a qualidade do produto final conforme os padrões de potabilidade regulamentados; nem todos, entretanto, são economicamente viáveis.

A escolha da melhor alternativa para tornar a água ideal para o consumo humano pode variar dependendo do grau de contaminação, bem como das condições locais e dos recursos disponíveis.

De maneira geral, os materiais que tornam a água imprópria para consumo são:

  • Materiais que flutuam;
  • Materiais em suspensão: bactérias, algas, lodos e protozoários;
  • Materiais dissolvidos; e
  • Colóides: matéria orgânica, sílica, resíduos industriais.

Um tratamento tradicional de água sempre começa com a remoção dos materiais que flutuam ou estão suspensos com o uso de grades e telas. O passo seguinte tem por objetivo a retirada de sabor e odor da água e, para isso existem inúmeros processos, tais como aeração, pré-cloração, carvão ativado e adição de sulfato de cobre.  Seguem-se, então, os processos de clarificação da água com o objetivo de remover os sólidos em suspensão. O processo de filtração, etapa seguinte, consiste em fazer a água atravessar uma camada de material poroso para a remoção das partículas menores em suspensão e, até mesmo, uma ligeira redução da carga bacteriana. Lembrando que este é o método CONVENCIONAL, ou seja, é basicamente o método utilizado pelas companhias de tratamento de água, porém, se você estiver praticando atividade ao ar livre e necessitar tornar alguma água em potável, a mesma estando muito suja, com muitas partículas sólidas e não disponha destes materiais, indicamos o uso de panos, como camisas, para a filtração da água. Essa etapa, filtração, é eficiente no processo de remoção de alguns microrganismos da água, mas mesmo assim, não é suficiente para garantir sua qualidade microbiológica. Em função disso, a desinfecção é de fundamental importância na garantia sanitária de uma água. Nesta etapa que você deve utilizar um agente de desinfecção como o Clorin. No caso de atividades ao ar livre como caminhadas, corridas, camping, etc, indicamos o Clorin 1mg, que desinfeta de 500 ml a 1 litro de água, prevenindo muitas doenças.

Publicação da Clorin, parceira do CamelBak Training Club.

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

There are no responses so far.

Clorin

Clorin

Clorin é uma linha completa e abrangente, com produtos para descontaminação de água, alimentos e superfícies. O produto Clorin 1mg, para descontaminação de 500 ml a 1 litro de água cada pastilha, possui ação germicida e é indicado em ocasiões onde haja indisponibilidade de água tratada ou falta de confiança na procedência da água utilizada para torna-la potável para consumo humano. É ideal para o uso em camping, ecoturismo, caminhadas e atividades náuticas, militares e esportivas ao ar livre. Seu uso previne o risco de se contrair as doenças transmitidas por águas contaminadas.

Parceiros

Apoio