Menu Filtro

Hipotermia

Ao contrário do que se possa imaginar, a hipotermia é um problema que pode acontecer mesmo em países tropicais e temperaturas amenas. A combinação de exposição prolongada a temperaturas mais baixas (mesmo acima de zero), chuva, vento e esforço físico intenso é uma receita de sucesso para este tipo de problema, e pode ocorrer caso você se perca durante um treino ou em uma corrida longa, com vários dias de duração, em locais com condições climáticas adversas.

Na hipotermia a temperatura central do corpo do atleta cai e encontra-se abaixo dos 37 graus Celsius. Entre os primeiros sinais estão a falta de coordenação e fala arrastada, tremor constante e a capacidade de raciocinar e tomar decisões começa a ficar prejudicada. Uma vez que muito calor tenha sido perdido e o problema tenha sido identificado é necessário agir imediatamente para evitar maior perda de calor e a progressão da hipotermia, embrulhando o atleta em um cobertor de emergência/manta térmica e fornecendo calorias, além de encerrar o treino ou prova e remover o atleta para um local protegido.

Mas o melhor tratamento de todos é a prevenção. Vista-se adequadamente para as condições climáticas, acompanhe a previsão do tempo e proteja-se da grande perda de calor que acontece pela ação da chuva e do vento (e especialmente da combinação de frio, chuva e vento!), alimente-se e hidrate-se adequadamente antes e durante o treino.

Medidas simples podem evitar que o problema ocorra, mas uma vez que ele tenha ocorrido pode ser difícil reverter o quadro em campo sem os recursos adequados, sendo necessário retirar o atleta do ambiente. Tenha em seu kit no mínimo um cobertor de emergência e fontes de energia, que podem evitar que a hipotermia ocorra caso você se perca e tenha que passar uma noite na trilha, ou podem minimizar a perda de calor em alguém que começa a demonstrar os primeiros sinais de hipotermia. Não esqueça: informe-se, prepare-se adequadamente para as condições e não subestime a ação das forças da natureza. Para quem treina sozinho o cuidado é dobrado, pois a dificuldade de raciocínio pode interferir na capacidade de reconhecer o problema em seu próprio organismo.

Bons treinos!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

There are no responses so far.

Samanta Chu

Samanta Chu

Representante no Brasil e instrutora da Wilderness Medical Associates International, ministra cursos no Brasil e no exterior desde 2011. Com formação de Técnico de Emergências Médicas (EMT – EUA), é montanhista e escaladora há 17 anos e praticante de diversas atividades outdoor. Guia profissional, lidera viagens e expedições em ambientes naturais com caminhada, escalada/atividades verticais e caiaque oceânico há 10 anos.

Parceiros

Apoio