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Exercícios para a mamãe e o bebê

Se você ou alguém próximo foi mamãe recentemente, não é desculpa para perder o ritmo de exercícios. Descubra o que se pode fazer fora ou dentro de casa para recuperar a forma depois da gravidez.

Depois do nascimento do bebê, é natural querer voltar ao corpo que você tinha antes da gravidez. A amamentação ajuda muito, pois queima muitas calorias e faz muito bem para a saúde do bebê.

Mas se você quer acelerar o processo, a boa notícia é que hoje existem exercícios para a mamãe e o bebê que podem ser feitos fora ou dentro de casa.

É importante respeitar o ritmo do seu bebê, se ele estiver desconfortável, choroso, é legal dar uma paradinha e manter a chupeta, os brinquedinhos e mordedores sempre por perto para acalmá-lo.

Antes e depois da rotina de exercícios, cuide da higiene de tudo isso que os pequenos levam à boca. A dica é usar pastilhas efervescentes como Puri Safe, que esterilizam a frio, sem precisar enxaguar.

Veja alguns exercícios que você pode fazer fora de casa:

Baby Yoga

Para o bebê há muito toque, massagem e balanços, criando uma integração e contato entre a mãe e o bebê, já para a mulher há momentos para meditar, relaxar, retomar o alinhamento postural e o tônus do corpo.

Baby Pilates

A atividade realizada apenas no solo, em que a mãe utiliza o bebê como peso, fortalecendo sua musculatura e melhorando sua postura. As aulas duram em média, 45 minutos.

Sling Dance

As mamães curtem uma aula de dança com seus bebês no sling. A aula dura em média 1 hora e é uma ótima atividade aeróbica que facilita a perda de peso da mamãe, além de criar um momento de alegria e conexão com o bebê através da música.

Se você preferir se exercitar dentro de casa, veja algumas boas opções:

Flexões

Deite-se de costas com os joelhos flexionados e a planta do pés no chão. Deite o bebê de barriga para baixo no seu peito. Segure o bebê por baixo dos braços. Muito devagar e com suavidade, levante o bebê. Novamente, muito devagar, baixe o bebê. Repita.

Agachamentos

Em pé, mantenha as pernas ligeiramente mais afastadas do que a largura dos seus ombros. Coloque os pés ligeiramente para fora. Segure o seu bebê junto ao colo. Realize o agachamento lentamente.

Abdominais

Deite-se no chão de barriga para cima, com os joelhos dobrados e os pés no chão. Coloque o bebê numa posição confortável, na sua barriga ou peito. Devagar, levante o seu bebê na direção do teto. Repita.

É importante perguntar ao médico quais são os exercícios mais adequados para o seu caso e sempre fazer um acompanhamento.

Entre os benefícios dos exercícios para a mamãe, estão a diminuição da depressão pós-parto e da ansiedade, a melhora do humor, da disposição e o alívio do estresse. Já o bebê se diverte bastante, ficando mais relaxado e com isso ele acaba comendo e dormindo melhor.

Respeitando o seu limite e o do bebê, você terá momentos únicos de brincadeira e interação, liberando endorfina e fortalecendo cada vez mais o vínculo mãe-filho(a). É tudo de bom!

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