Menu Filtro

CamelBak Mountain Race 2016 | Etapa Teresópolis, foi um sucesso!

O dia 27 de agosto de 2016 não poderia ter começado melhor! Céu azul, sem uma nuvem, e um friozinho super agradável. Resumindo, um dia perfeito para uma prova de Trail Run!

A CamelBak Mountain Race | Etapa Teresópolis foi a primeira prova da CamelBak na América Latina. E para que esta primeira prova fosse inesquecível, escolhemos como cenário o Hotel Le Canton, em Teresópolis.

Mas, esta não foi uma prova qualquer. Ela tinha como principal objetivo, promover a inclusão de corredores de rua na modalidade de Trail Run.

Nossa idéia foi criar uma prova de transição da corrida de rua para a corrida em trilhas. Por isso, fizemos dois percursos: 6 km e 12 km.

A principal preocupação era a de fazer com que estes atletas do asfalto pudessem fazer uma transição suave. Sabemos que pode não ser tão simples correr em trilhas e por isso fizemos diversas ações meses antes da prova, para transmitir informação e para já colocar as pessoas nas trilhas! Fizemos o Workshop CamelBak Mountain Race para 200 pessoas, em Furnas e diversos Treinões Preparatórios com as assessorias parceiras do CamelBak Training Club!

Mesmo assim, tivemos muitos atletas experientes correndo.

Veja abaixo o teaser da prova:

CAMELBAK MOUNTAIN RACE – TEASER produzido pela DogTown Films e disponível no Vimeo.

Todo o percurso foi elaborado com muito carinho e cuidado por 3 pessoas, fundamentais para a concretização deste evento: Mauro Chasilew (atleta CamelBak e sócio da loja On the Rocks), Luiz Cruz (Brasil Active) e Kiko Araujo (CamelBak Brasil).

Procuramos criar um evento não apenas para os atletas, mas para suas famílias. Convidamos parceiros como o Instituto Moleque Mateiro para fazer atividades com as crianças (trilha e oficina de plantio de mudas) e o Movimento Rio ao Ar Livre, que organizou um festival de food truck e música ao vivo.

Detalhes de sustentabilidade também foram pensados para que a prova atingisse não apenas os objetivos propostos mas que também respeitasse as diretrizes mundiais da CamelBak.

Na parte de sustentabilidade ambiental, tínhamos o desafio de não gerar lixo através do consumo de copos e garrafas descartáveis. A questão não era apenas recolher o lixo, mas não gerá-lo. Para isso, todos os 3 kits da prova tinham equipamentos de hidratação (garrafa ou mochila) e disponibilizamos 2 estações de hidratação na largada e 3 estações de hidratação no percurso. Nosso parceiro Exceed também deu sua contribuição: adequando-se à nossa necessidade, disponibilizou uma estação de hidratação com o SportDrink gelado. E para completar, o Instituto Moleque Mateiro distribuiu canecas na chegada dos atletas, para que pudessem beber água e SportDrink.

A segurança dos atletas também foi um ponto importante na prova. Para isso, tínhamos um Plano de Ação de Emergência (Norma ABNT 15331), equipe de resgate em trilhas especializada em áreas remotas e ambulância para remoção.

A maior preocupação que tínhamos ao organizar a prova, era com a segurança dos atletas. Sabíamos que o percurso era desafiador para a enorme maioria dos inscritos, e que se fizesse um sol daqueles o desafio seria ainda maior. Por isso optamos por contratar não um grupo de resgate, mas sim um grupo de resgate composto por montanhistas experientes e por isso chamamos o grupo Nerea, de Belo Horizonte – MG. Tudo correu conforme o planejado. Pontuais, bem estruturados e muito, muito sérios. A prova aconteceu sem maiores sustos e no único momento em que a NEREA precisou agir (um participante excessivamente cansado), sua atuação foi exemplar, retirando atleta da montanha e só o liberando depois que um médico disse que estava tudo ok. Zelo e responsabilidade com a vida dos participantes, exatamente o que espero de um grupo de resgate.

Outra contribuição importante para a prova foram as assessorias parceiras do CamelBak Training Club que levaram seus alunos e professores para correr! A organização da prova premiou a assessoria que mais levou alunos, a ML Mix Run, que ganhou 2 coolers top da Igloo!

camelbak-mountain-race-14

Foram 12 vencedores no total, considerando os dois percursos (6 km e 12 km), categoria masculina e feminina. Veja abaixo a fotos de todos que subiram no pódio!

A CamelBak Mountain Race foi realizada pela CamelBak e organizada pelas empresas 213Sports e Brasil Active. Contou com o patrocínio de Furnas, Spot e Le Canton e apoio da Exceed, Clorin, La Roche-Posay, Instituto Moleque Mateiro, Mega Natural, Guarai Up, Therezópolis, Gosto Carioca e Movimento Rio ao Ar Livre.

Parceiros CMR

 

Quer saber mais sobre a CamelBak Mountain Race?

Site: www.camelbakmountainrace.com.br
> Sobre a Prova
> Resultado da Prova
> Fotos e Vídeos da Prova
> Percurso da Prova
> Kits da Prova
> Premiação da Prova
> Atividades Extras

Depoimentos de Atletas sobre a CamelBak Mountain Race | Etapa Teresópolis

Sensacional essa corrida! Super indico a CamelBak Mountain Race: kit espetacular com garrafa top, sacochila, camiseta linda e de alta qualidade, repositor pós-treino, barra de proteína, gel de carboidrato, entre outros mais… local da largada simplesmente fantástico… a melhor parte: o percurso corretamente demarcado e bem sinalizado, entre montanhas lindas e paisagens exuberantes. Ambiente de largada e chegada bastante familiar com crianças para todos os lados. Medalha linda. Troféu e premiação excelente.
Atleta Sul Rosa


IMPRESSIONANTE!!!! Essa é a palavra para expressar o que realmente foi essa Etapa. Usei a palavra Etapa, porque depois do sucesso desse desafio, com certeza a organização vai nos brindar com outras corridas.
Bruno Pugliese


Prova sensacional! Preenche os principais quesitos: organização impecável, beleza natural e bastante desafiadora! Espero poder participar mais vezes.
Octavio Martins


Achei a corrida espetacular. Lugar lindo, pra começar. 🙂 Percurso muito bem estudado e planejado, com staffs que realmente sabiam o que fazer. Kit, medalha e outros itens de excelente qualidade e bom gosto. O que eu acredito que agregaria muito valor ao evento é a premiação por faixa etária, mesmo que de 10 em 10 anos pois isso estimula os atletas, desde os de elite, aos que estão começando no esporte. Um abraço e obrigado CamelBak! Foi um grande evento em sua estréia na América Latina. 😀
Mauricio Dias Bahia


Parabéns pela organização da prova da etapa de Teresópolis. O percurso teve vários tipos de terreno, o que proporcionou aos participantes ter uma boa experiência de trail run facilitando assim a transição para este tipo de corrida.
Klaus A Ruppelt


Parabéns CamelBak!!! Já tem a data da etapa Rj ?? nós do trilhandeiros estamos animadíssimos para participar da próxima já que não pudemos estar na de teresópolis! =DD
Trilhandeiros


Parabéns CamelBak! Prova muito bem organizada, bonita, nível alto de atletas, bem sinalizada… Excelente… parabéns… vou na próxima, com certeza!!
FranHaydin.LIFE


Adorei!! Parabéns! Corrida TOP… bem sinalizada… bem organizada!!!! Quero mais…
Lú Soares


Excelente! Que venha a próxima! Parabéns CamelBak!
Daniel Vasconcelos


Obrigada! Parabéns pelo evento espetacular que vocês promoveram. Simplesmente perfeito!
Atleta Sul Rosa (vencedora 12k feminino)


Realmente, foi espetacular. Andre Medeiros e Weliton Carius foram os responsáveis pela dedicação da equipe #CamelBakTrainingClubRio. Obrigado pela maravilhosa experiência.
Carlos Jorge


Muito bom!!! Com certeza estarei na próxima novamente!!!
Diogo Monteiro S. Jorge


Corrida maravilhosa, organização perfeita!
Ana Lucia Moraes


Não poderia deixar de elogiar a organização pelo kit da prova, certo que o kit não é tudo, mas com certeza já é um grande motivador para nós corredores. Parabéns! Nos vemos em Teresopolis.
Flavio Do Val


Super Parabéns mesmo aos organizadores da prova. Tudo impecável!!!

Adoramos muito o percurso. Prova harmoniosa, com dificuldade adequada à proposta. Sinalização perfeita, circuito bonito, variado e técnico.
Cris Jorge


Sobre sábado…. dia lindo em todos os sentidos… kkkkkk… corrida difícil demais, pelo menos pra mim… organização excelente… lugar show… com direito a ser importante pra alguém e isso não tem preço… piquenique chiquerrimooooo…
‎Luciana Coutinho Gloria


Se tivesse que escolher uma só palavra para esta etapa eu diria: SURPREENDENTE!

Quando decidi participar não foi pelo grau de dificuldade, porque ainda não haviam no site a altimetria e percurso. Foi pela vibe da organização e também tinha certeza que atrairia pessoas muito queridas, que não via há alguns anos. Achei que seria um bom passeio depois de alguns meses com algumas provas duras em 2016 e a última antes de um grande desafio que estaria por vir. Já tinha traçado que não faria provas menores que 21km.

Quando recebi a altimetria e percurso, entendi que poderia sim ficar realmente divertido.

Chegando lá conferimos que a estrutura estava maravilhosa, mas já fui a provas com algumas fantásticas. O diferencial ainda estava por vir.

Definitivamente esta foi uma prova de trilhas! Como quase não existem no Rio de Janeiro e que deixam pessoas como eu sem ter para onde ir. Entrar em uma parte da Serra dos Órgãos, sentir o cheiro da terra, o ar puro, a energia que a natureza devolve a todo aquele que realmente a curte ,foi apaixonante e me emocionou nos primeiros kms. Entreguei-me e o que devia ser um treino moderado de força, foi uma corrida feliz e sem freio.

Os melhores 12 km de 2016, a corrida mais divertida sem dúvida (e com downhills que AMO!). Ao final quando o staff sorriu e me disse que eu era a 12ª colocada e era para não desistir que estava pertinho, pensei: “SÉRIO ISSO?!”. Imprimi meu melhor pace “esteira” e cheguei absurdamente feliz!

Eu e meus companheiros de equipe aguardamos ansiosamente as próximas etapas da Camelbak Montain Race e as emoções que elas possam continuar a nos proporcionar.
Andreia Ramos | EZK Team


Estou escrevendo pra parabenizar pela excelente prova que vocês organizaram. A 1a. CamelBak Mountain Race foi um tremendo sucesso!

Em geral a primeira prova de uma série costuma ser um teste para correção de falhas em busca de acertar na segunda edição, mas devo dizer que fiquei muito surpreso com a qualidade do que vocês nos propiciaram.

Vocês acertaram de primeira!

A começar pelo kit de inscrição (o meu foi o básico), excelentes produtos com destaque para a ótima blusa, garrafinha BPA Free com sistema de trava e um protetor de pescoço para o frio da excelente Salomon. Só isso já pagaria a inscrição, mas o melhor foi a ótima estrutura: percurso com boa dispersão inicial, sem gargalo, pouco inclinado permitindo o aquecimento antes de entrar nas subidas, progressivamente mais íngremes, muito bem sinalizado com placas e com vários staff orientadores. Equipe com radiocomunicadores, ambulância e pessoal de resgate posicionados com macas nos 2 pontos críticos da prova e fim de prova com descida suave. Ainda teve uma boa medalha lanche, água e isotônico no fim. Que pena que meus filhos estão em outro estado pois já conheço o trabalho dos recreadores da Moleque Mateiro, que vocês nos deram como cortesia. Eles adorariam!

Meus alunos e colegas presentes, aliás, se rasgaram em elogios. Tanto à prova de 12km (que corri) quanto os que fizeram a de 6km.

O local da prova, Hotel Le Canton, é um lugar maravilhoso e muito bem cuidado. Excelente escolha!

Além de parabéns quero dizer que quem não foi perdeu!

Obrigado e uma última pergunta: quando e onde será a próxima? Estou dentro!

Forte abraço a toda a equipe!
Flávio “Doce” Aguiar | Professor da Equipe Filhos do Vento


Foi nossa primeira experiência nesse tipo de corrida. A Vivi e o Fábio gostaram muito do evento.

O espaço além de muito bonito e bem cuidado, oferece tranquilidade e segurança aos participantes.

As trilhas estavam muito bem sinalizadas, demonstrando o cuidado no planejamento e zelo no acabamento. Podia-se observar também a preocupação com a segurança dos participantes. Equipe médica presente e os monitores estavam atentos ao evento.

Os pontos de hidratação estavam posicionados de forma estratégica.

Gostei muito do percurso porque tinha espaço para aquecimento, uma subida que já dava o recado de que a prova não seria simples, o percurso era desafiador, tinha surpresas, como decidas com lama ao final, curvas fechadas, troncos, pedras e também alguns locais onde podíamos correr com um pouco mais de velocidade. Muito bom.

O público participante também era bem selecionado, bonito e pelo que percebi estava feliz de participar daquele evento.

O kit foi uma grata surpresa com uma camisa de qualidade e muito bonita, uma garrafa que realmente é diferenciada, bandana muito bacana e a bolsa também gostei bastante.

Até a banana e a maçã entregues aos final da corrida eram de qualidade.

Gostei de ver a o Moleque Mateiro por lá. Gosto muito do trabalho deles. Gostei também do layout e da identidade visual do evento. Achei na medida certa.

Se a ideia é oferecer ao participante uma experiência diferenciada, o objetivo foi alcançado e com louvor.

Foram muitos detalhes que observei e se for descrever todos, vou tomar muito do seu tempo.

Saí de lá convencido que correr num lugar com muitas surpresas, quase imprevisível é a melhor alternativa. Pra fazer isso, a hidratação é fundamental e o investimento na bolsa da CamelBak vale muito.

Só queria mesmo agradecer e parabenizá-lo pois percebi o nível de envolvimento necessário a uma equipe para alcançar aquele resultado.

A minha querida Mônica (aqui do Lajedo), dizia que “Os resultados que alcançamos são proporcionais à energia que investimos”.

Mais uma vez parabéns a você e toda a equipe envolvida na organização.

Muito obrigado pela oportunidade e um grande abraço
Mírio Pedro Marques

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

There are no responses so far.

CamelBak Trainning Club

CamelBak Trainning Club

Parceiros

Apoio