Menu Filtro

A hidratação e a função imune

Não existe uma evidência incontestável que comprove ou refute o papel da hidratação no tratamento de resfriados, porém de acordo com opiniões profissionais atuais, é altamente recomendável manter uma hidratação adequada para prevenir e tratar resfriados.

A desidratação provoca um aumento no nível de cortisol, o que suprimi o sistema imune.

Considera-se que a desidratação seja um dos mecanismos possíveis que leve à disfunção imune em maratonistas.

Sabe-se que a desidratação diminui a taxa salivar e a imunoglobulina salivar A, que é uma das primeiras defesas da função imune à uma bactéria invasora.

Oberva-se que particulamente atletas de esportes de resistência, tais como maratonistas, triatletas e ultra maratonistas, estão expostos a um alto nível de risco de infecção do trato respiratório superior devido ao treinamento intenso. Portanto, é importante que esses atletas mantenham uma hidratação adequada durante o treinamento para evitar infecções.

Pontos-Chave de Aprendizado: Uma hidratação adequada durante a prática de exercícios mantém o sistema imune funcionando adequadamente e pode ajudar a prevenir riscos de infecção no trato respiratório superior.

Leia o estudo do Instituto Korey Stringer (KSI, na sigla em inglês): “Immune Fuction: Basic Considerations of Exercise and Hydration“, “Função Imune: Considerações Gerais sobre Exercícios e Hidratação” (tradução livre).

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

There are no responses so far.

CamelBak Trainning Club

CamelBak Trainning Club

Parceiros

Apoio