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A desidratação em climas frios

A desidratação é comum entre atletas, soldados e aqueles que praticam exercícios; ela pode ocorrer tanto no calor, como no frio. A maioria das pessoas não se atenta às suas necessidades de consumo de líquidos durante a prática de exercícios no frio e, assim, está sujeita a um maior risco de perda de massa corporal durante a atividade. Abaixo estão alguns mecanismos que estimulam uma maior perda de massa corporal durante a prática de exercícios no frio e algumas recomendações para minimizar essas perdas.

No frio, a sensação de sede é reduzida e geralmente as pessoas diminuem o seu consumo de líquidos. Essa diminuição voluntária leva a um maior nível de desidratação, especialmente quando se está praticando exercícios intensos e prolongados no frio.

O aumento da diurese em climas frios está descrito na literatura científica. Este aumento causa uma maior perda de líquidos que pode não estar sendo contabilizada pelas pessoas se exercitando nesse tipo de clima.

Outro fator que em geral leva a uma grande perda de líquidos durante a prática de exercícios no frio é a roupa utilizada. As pessoas devem escolher suas roupas (quantidade de camadas, isolamento térmico etc.) de acordo com o nível de intensidade do exercício praticado. Uma pessoa praticando exercícios leves em ambientes frios precisará de mais isolamento térmico do que outra praticando intensamente. Em uma determinada intensidade, esse acréscimo de isolamento térmico provoca o aumento da taxa de sudorese, causando uma maior perda de líquidos durante a atividade.

Ao se praticar exercícios em ambientes frios, há uma maior perda de líquido através da respiração. Na medida que a taxa de intensidade no exercício aumenta, há uma perda ainda maior de líquidos através da respiração, uma vez que a taxa de metabolismo também aumenta e, em geral, o clima é seco (baixa umidade relativa do ar). A baixa umidade relativa do ar causa um aumento na perda do vapor d’água através da respiração. Ao se praticar exercícios no frio, a respiração pode ampliar a perda de líquidos, principalmente se os exercícios forem praticados intensamente nesses lugares frios e secos.

Recomenda-se que as pessoas praticando exercícios em lugares frios façam um maior esforço para reduzir a perda de líquidos durante a atividade. É necessário garantir que haja um consumo adequado de líquidos; pode ser água ou qualquer outra bebida (chocolate quente, chá, outro tipo de bebida quente etc.). Além disso, é necessário escolher com cuidado a roupa utilizada, levando em conta o tipo e a intensidade do exercício feito, visando minimizar a perda de líquidos decorrente do aumento da sudorese se houver um excesso de roupa.

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