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10 dicas indispensáveis para uma alimentação saudável

Nossas vidas seguem um ritmo frenético atualmente e esse é um dos (vários) motivos que vem levando a sociedade a repensar seu hábitos, principalmente os alimentares, deixando a pergunta: Será que temos uma alimentação saudável?

Consumo, gastos, viagens e claro: a alimentação. Nesse texto vamos trazer x dicas para uma alimentação saudável.

Para perder peso ou mantê-lo. Ou mesmo para viver uma vida equilibrada, apostar em uma dieta saudável e equilibrada é um escolha que pode mudar a vida de qualquer um de nós.

Alimentação equilibrada

Uma alimentação saudável deve ser antes de mais nada uma alimentação equilibrada.

A dieta deve estar comporta de nutrientes necessários para viver uma vida saudável, para isso, deve existir o equilíbrio tanto dos macronutrientes como dos micronutrientes.

O ideal é ingerir alimentos mais energéticos (como os carboidratos) no período diurno, e os alimentos mais estruturados (como as proteínas e gorduras saudáveis) no período noturno.

Planejamento da dieta

Quem deseja uma alimentação saudável deve seguir uma dieta planejada.

O ideal, nesse caso, é procurar um especialista que desenvolva um plano alimentar para seus objetivos e necessidades. Evitar o improviso e a substituição desses alimentos é um passo fundamental na hora de seguir uma dieta.

Uma dieta planejada e variada irá ajudar a alcançar uma dieta saudável. Ter foco para mantê-la também é fundamental. Esse é um grande passo para uma alimentação saudável.

Realizar um número correto de refeições

Comer 5 vezes ao dia pode ser uma boa saída.

Faça três refeições principais e 2 complementares (que podem ser frutas, ou iogurtes, por exemplo). Além disso, quem deseja ter uma alimentação saudável deve pensar o intervalo entre as refeições.

Beber água faz parte da alimentação saudável

Ingerir entre 2 e 5 litros de água por dia pode auxiliar muito na alimentação saudável. Afinal, nosso corpo é composto em grande parte por esse elemento. Por isso, a ingestão de água garante um melhor funcionamento do nosso organismo. Já escrevemos aqui sobre a importância dela.

Substituir alimentos fritos por alimentos assados

Evitar os alimentos fritos, ou feitos com muita gordura, é uma dica simples que ajuda a manter a alimentação saudável.

Consumir mais fibras

Aumentar o consumo de fibras pode auxiliar a quem quer ter uma alimentação saudável. O consumo médio de alimentos com fibras deve ser entre 20 e 40 gramas por dia.

Um alimento rico em fibra é aquele que contenha cinco ou mais gramas dela na sua proporção. Se você deseja uma alimentação saudável pode comer entre quatro e cinto frutas ou verduras por dia.

Café da manhã

Não se esqueça dessa refeição! Ingerir alimentos de manhã é muito importante, pois eles te darão energia para realizar as atividades durante o dia.

Um bom exemplo de um café da manhã saudável é iogurte com pedaços de frutas secas e granolas.

Evite alguns alimentos

Alimentos muito industrializados ou que contenham muita gordura devem ser evitados.

Uma alimentação saudável é aquela em mantém nossos níveis de colesterol controlados.

Pense as mudanças de hábitos

Fazer mudanças no estilo de vida de forma gradual pode ser mais fácil que fazê-las de forma repentina.

Por isso, seguir uma dieta balanceada, mas que também te traga prazer e satisfação na hora de comer é fundamental.

Pense sempre que um alimento que sai da sua refeição, por mais saboroso que ele seja, pode estar impedindo que você tenha uma alimentação saudável.

Equilíbrio é a chave da questão

Não podemos dizer que existem alimentos bons e ruins, mas sim planos alimentares bons ou ruins.

Não sinta culpa por querer consumir algum alimento que você goste, mas que tenha altos níveis de gordura, por exemplo.

Se permitir consumir alimentos como esse, mas com moderação é a chave para alcançar proporcionalmente o equilíbrio alimentar. Desta forma você estará se permitindo, mas mantendo sua alimentação saudável.

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Treinus

Treinus

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